Vacina da Fiocruz tem primeiras 500 mil doses entregues hoje

[ad_1]

Imunizante feito com a Oxford/AstraZeneca terá mais de 1 milhão de doses entregues até dia 19

Por: Leonardo Fernandes | 17 março – 07:10

Começa nesta terça (17) a entrega das doses iniciais da vacina da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) produzidas em território nacional. A primeiro momento, 500 mil doses serão distribuídas pelo laboratório, e até sexta-feira (19) a fundação planeja finalizar esta remessa com 1,8 milhões de doses enviadas.

São previstas 3,8 milhões de doses até o fim de março, e a Fiocruz colocou em funcionamento uma segunda linha de produção para aumentar o rendimento. O laboratório pretende produzir um milhão de doses do imunizante por dia até o final do mês, utilizando dos insumos importados adquiridos em parceria com a Oxford/AstraZeneca.

Exemplo de dose da vacina Oxford/AstraZeneca. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Oswaldo Cruz já esclareceu que a AstraZeneca é eficaz e segura de ser utilizada. A declaração da instituição veio logo após a interrupção da vacinação no Reino Unido, onde quadro graves isolados começaram a surgir em pessoas que foram vacinadas com as doses da Oxford.

Marcelo Queiroga e Eduardo Pazuello se encontrarão em evento da Fiocruz

As doses serão enviadas ao Programa Nacional de Imunizações para prosseguir com a vacinação em território brasileiro. O cardiologista Marcelo Queiroga, novo nome do Ministério da Saúde, e Eduardo Pazuello comparecerão no evento da Fiocruz no Rio de Janeiro, que acontece nesta terça-feira.

Dessa forma, a Oswaldo Cruz passou a ser a instituição detentora do primeiro registro de vacina contra o Coronavírus produzida nacionalmente.

O Brasil enfrenta hoje a pior fase da pandemia. Com leitos ocupados e o sistema de saúde em colapso, o país atingiu na última terça (16) a marca de 2.798 mortes em um dia. O total é de 282 mil óbitos até o último registro confirmado.

Leia mais notícias:

Idosa recebe doses de vacinas diferentes na imunização contra a COVID-19

Brasil aplica mais de 10,3 milhões de doses de vacina contra a Covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

[ad_2]

Fonte Notícia