"Tudo na vida é questão de escolha"
Por Redação Publicado 15 de julho de 2015 às 10:17hs

Em vários momentos na vida, é necessário fazer escolhas e tomar atitude decisiva frente a propostas irrevogáveis que o destino te impõe. Fácil? Quase sempre não, porque decisão implica em mudança, que implica em insegurança, que implica em indecisão; mas, se a resposta é inevitável,  melhor optar pela ação e resolver o impasse de vez.

Seja qual for o resultado, pelo menos você encontrou uma saída. Fazer escolhas é um caminho difícil, principalmente quando envolve mudanças bruscas, mas decidir é melhor do que adiar.

Muitas vezes, não temos coragem e determinação de fazer escolhas, por medo de não sermos bem-vistos ou por temer críticas. Aí, então, tudo fica mais difícil. Decisão é algo pessoal e intransferível, que deve ser livre de medo e culpa. Mas quem está isento disso? Resposta difícil…
Você já prestou atenção nos prejuízos que o medo ocasiona? Em várias etapas da sua vida, ele aparece e muda suas expectativas. O medo deve ser engavetado, para evitar situações de dúvida. Medo de iniciar um negócio e não ser bem-sucedido; medo de entrar numa relação e não dar certo; medo de prestar vestibular e não ser aprovado, e por aí vai… Mas tudo na vida é interrogação. A única certeza que temos é a nossa vontade de fazer as coisas darem certo. Para que isso aconteça, troque o medo pela esperança e aposte em você mesmo.

Quando tiver a certeza de que o medo está fora do seu alcance, comece a realizar seus sonhos. Não importa o resultado. É melhor agir do que imaginar, é melhor apostar e fazer do que não saber o resultado, é melhor lutar e vencer do que ficar à espreita, assistindo ao tempo passar em vão. Troque o medo pela esperança e tenha a certeza de que vai atingir seus objetivos.

Não deixe passar as oportunidades que cruzam o seu caminho. Muitas vezes elas não voltam. Isso não quer dizer que você deva correr atrás da primeira que surgir, mas é importante analisar a situação e medir a possibilidade de que venha a dar certo. Geralmente a voz interior detecta quando uma oportunidade é boa. Se ela bater à sua porta deixe-a entrar, o resultado vai ser sucesso! Experimente, provar é melhor do que imaginar como seria o sabor.

Se você optar pelas coisas boas elas virão até você. E é claro que é preciso ter sabedoria e discernimento para resolver os impasses do dia-a-dia e entender que resolver os problemas nos deixa mais fortes e confiantes. É claro que nem sempre as coisas acontecem como as pessoas planejam, o que conta é levar adiante a idéia de alcançar os objetivos traçados e lembrar que a última vez que se deve tentar é quando você alcançou seus objetivos.

O importante é seguir passo a passo as regras que a própria vida nos impõe, levar em conta o lado bom do problema e solucionar com sabedoria. A serenidade também é uma ferramenta importante. Ela nos dá suporte para saber contornar a situação com calma e buscar a solução adequada.

E agora preste atenção ao  mais importante: “Tudo tem início no  pensamento! Você já pensou na importância dessa ferramenta? Ela decide tudo! Fique atento no que você armazena no seu armário mental e selecione com coragem o que vai fazer parte do seu roteiro de vida. Tenha ótimos planos, grandes realizações e seja feliz…

Fonte: Sônia Puxian/Jornalista