Solicitantes do Auxílio Emergencial que encontram a mensagem ‘em processamento’ receberão a resposta ‘nos próximos dias’


O Ministério da Cidadania se pronunciou dizendo que, os trabalhadores que se inscreveram no programa de benefício e acreditam ter direito ao novo auxílio emergencial mas que, na consulta ao direito ao benefício, encontram a mensagem “em processamento”, deverão ter uma resposta sobre o dinheiro “nos próximos dias”.

A nova rodada do pagamento do auxílio emergencial 2021, iniciada nesta terça-feira (6), foi marcada por diversos trabalhadores, que através das redes sociais, questionam o motivo de seus cadastros estarem com status “em processamento”.

Aplicativo do Auxílio Emergencial; Foto: Agência Brasil/Divulgação

Segundo o ministério isso se deu porque o governo federal ainda está processando as informações dos cidadãos que poderão receber o benefício. Portanto, esses trabalhadores precisam aguardar para que o pagamento do auxílio seja confirmado, não há uma segurança de que eles serão beneficiados.

“Esses lotes estão sendo reprocessados, ou seja, sendo reavaliados considerando as informações mais recentes disponíveis nas bases de dados governamentais, conforme determina a legislação que disciplina o pagamento do benefício”, afirma o ministério.

A Dataprev, responsável pelo processamento, explica que estão sendo apurados os cadastros mais recentes, sobretudo considerando a possibilidade de perda de emprego e renda em meio à pandemia.

A última base de análise com dados foi atualizada no dia 5 de abril, e então, o sistema está trabalhando em um reprocessamento das informações.

Quando o trabalhador é considerado elegível ao benefício, seu cadastro é dado como liberado para o pagamento.

Quem tiver o auxílio emergencial 2021 negado pode contestar o indeferimento pelo link https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/consulta/#/, em “Contestar”.

O sistema aceitará aqueles nos quais é possível haver a adequação através da atualização de bases de dados da Dataprev.

Também está em processamento as informações referentes aos solicitantes do Bolsa Família, que tem início que em abril, no dia 16.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Câmara dos Deputados deve debater educação domiciliar na primeira infância

Compra de vacina por empresas: líderes acreditam que adiar a análise do projeto no Senado seria o ideal

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:



Fonte Notícia

Please follow and like us: