Salles negocia receber R$5,7 bilhões de países para conter 40% do desmatamento da Amazônia

[ad_1]

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil busca receber R$5,7 bilhões para conter o desmatamento da Amazônia em até 40%. A ajuda deve vir de países estrangeiros como os Estados Unidos.

O plano será apresentado ao presidente americano Joe Biden (Partido Democrata) na reunião que será feita com 40 líderes internacionais para debater sobre pautas climáticas.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar disso, Salles disse, em entrevista publicada no O Estado de São Paulo, que pediu auxílio a outros países também.  “Estamos pedindo aos EUA. Para a Noruega, foi perguntado se querem colaborar. Por 12 meses vamos alocar esse dinheiro e isso poderá gerar redução de 30% a 40% do desmatamento”, afirmou.

O valor é equivalente a U$ 1 bilhão, e o ministro disse que o total deve reduzir o desmatamento da Amazônia em até 40%. 

Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento da Amazônia no ano passado foi o maior em 12 anos. 

De acordo com o ministro, o dinheiro seria usado para financiar o combate às ações de desmatamento (um terço), e os outros dois terços vão ser para dar oportunidades para aqueles que se beneficiam do desmatamento naquela área. 

*Com informações da CNN Brasil e do Portal R7.

Na quinta-feira (25), Salles foi convocado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara para esclarecer sobre desmatamento e a redução do orçamento da pasta. Leia a matéria completa.

LEIA MAIS:

Biden enviou carta a Bolsonaro em 26 de fevereiro; confira

EUA aplicaram 165 milhões de doses da vacina contra covid-19

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

[ad_2]

Fonte Notícia