[ad_1]
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o Brasil busca receber R$5,7 bilhões para conter o desmatamento da Amazônia em até 40%. A ajuda deve vir de países estrangeiros como os Estados Unidos.
O plano será apresentado ao presidente americano Joe Biden (Partido Democrata) na reunião que será feita com 40 líderes internacionais para debater sobre pautas climáticas.
Apesar disso, Salles disse, em entrevista publicada no O Estado de São Paulo, que pediu auxílio a outros países também. “Estamos pedindo aos EUA. Para a Noruega, foi perguntado se querem colaborar. Por 12 meses vamos alocar esse dinheiro e isso poderá gerar redução de 30% a 40% do desmatamento”, afirmou.
O valor é equivalente a U$ 1 bilhão, e o ministro disse que o total deve reduzir o desmatamento da Amazônia em até 40%.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento da Amazônia no ano passado foi o maior em 12 anos.
De acordo com o ministro, o dinheiro seria usado para financiar o combate às ações de desmatamento (um terço), e os outros dois terços vão ser para dar oportunidades para aqueles que se beneficiam do desmatamento naquela área.
*Com informações da CNN Brasil e do Portal R7.
Na quinta-feira (25), Salles foi convocado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara para esclarecer sobre desmatamento e a redução do orçamento da pasta. Leia a matéria completa.
LEIA MAIS:
Biden enviou carta a Bolsonaro em 26 de fevereiro; confira
EUA aplicaram 165 milhões de doses da vacina contra covid-19
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:
[ad_2]
Fonte Notícia