Projeto usa movimento corporal para gerar bateria de celular
Por Redação Publicado 10 de julho de 2015 às 12:41hs

Dois brasileiros, o técnico em mecatrônica carioca Rodrigo Sampaio e o seu primo Carlos Dias, técnico em eletrônica, desenvolveram um projeto que produz energia cinética, extraída do corpo humano.

O Projeto Ônix, gera energia a partir do movimento dos joelhos recarregando smartphones. Acoplado na perna, o joelho é usado como fonte e tomada aproveitando a energia cinética gerada durante uma caminhada. Três horas de atividades pode gerar uma carga completa do aparelho.

A peça capta o movimento de ida e volta dos joelhos e converte em eletricidade. “Semelhante a uma armadura o protótipo possui uma caixa acoplada na haste mecânica superior que é referente ao circuito onde se conecta o cabo USB para a transferência de energia para o celular, e a parte menor é acoplada abaixo do joelho que por fim é guiada ao realizar o movimento de ida e volta do joelho”, descreve o funcionamento do aparelho no site oficial do projeto.

Ainda em fase de desenvolvimento, os brasileiros estão em busca de interessados em investir no projeto para conseguir lançá-lo em um futuro próximo.

Fonte: Booby/por Amanda Ramalho