[ad_1]
Pressionado com o aumento de número de casos e mortes por covid-19, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu para deixar o comando da pasta alegando problemas de saúde. De acordo com O Globo, já há dois médicos cotados para substituir o general.
Os partidos do centrão vêm pedindo a troca do ministro, argumentando que a imagem de Pazuello está desgastada por conta da falha nas ações de combate à pandemia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Brasil acumula 10% das mortes por covid registradas no mundo
Brasil tem 3º dia com mais de 2.000 mortes por covid em 24h
Além disso, a entrevista do ex-presidente Lula (PT) com críticas à condução do enfrentamento da pandemia pressionaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) a buscar medidas mais duras.
Ainda assim, integrantes do núcleo ouvido pelo O Globo alegam que a mudança não ocorrerá por pressão, mas sim por motivos de saúde do ministro.
Quem será o novo ministro da Saúde?
Segundo informações do jornal, pessoas próximas ao Bolsonaro já entraram em contato com dois médicos cardiologistas para substituir Pazuello.
Ludhmila Abrahão Hajjar é o nome preferido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Especialista em Clínica Médica, Cardiologia, Terapia Intensiva, Medicina de Emergência e Livre-Docência em Cardiologia Crítica pela Faculdade de Medicina da USP.
A médica está na linha de frente no tratamento de pacientes desde o início da pandemia no Brasil e é uma das referências na doença. A cardiologista é contra o uso de cloroquina no tratamento da doença e defende o isolamento social e vacinação em massa.
Outro nome cotado é Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que enfatiza o poder da informação correta para passar pela pandemia e afirma a importância do isolamento.
O substituto da pasta deve ser anunciado nos próximos dias.
*Com informações do O Globo
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:
[ad_2]
Fonte Notícia