O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou nesta quinta-feira (8) que vai instalar a CPI da Covid-19, após a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador, em entrevista à CNN Brasil, argumentou que, na sua avaliação, “não é o momento de uma CPI”.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco em coletiva; Foto: Agência Senado/Divulgação
Pacheco afirmou que teme a CPI ser usada como um “palanque político para 2022”, com vistas às próximas eleições gerais, já que a Comissão buscará analisar e julgar a responsabilidade do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.
“Se antecipa as eleições no âmbito de uma comissão parlamentar de inquérito, para intimar o governador A ou o governador B, ou um prefeito A ou um prefeito”, criticou.
Na decisão liminar (caráter provisório, podendo ser revertida por todo o Supremo), o ministro Barroso julgou que a Presidência do Senado não tem a direito de deixar de instalar pedidos de CPIs que preencham todos os pré-requisitos técnicos. Leia mais.
Após decisão do STF, Senadores criticam Pacheco por omissão a instauração da CPI para investigar o governo “temos pressa!”
Pacheco se defendeu dizendo que o ministro desconsiderou o “juízo de conveniência”, que fez ele optar por decidir um momento mais adequado para a investigação.
“A CPI de pandemia vai ser um ponto fora da curva. E, para além de um ponto fora da curva, vai ser o coroamento do insucesso. Como se pode apurar o passado se não definimos o futuro?”, questiona Pacheco.
Autor pedido ao STF que levou a decisão de Barroso, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) defendeu que o sucesso do combate à pandemia depende “de identificar e corrigir os erros” tomados até aqui.
O que é uma CPI:
Comissão Parlamentar de Inquérito é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre atendendo a reclamações do povo.
A CPI da Pandemia investigaria crimes governamentais na atuação da Pandemia.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Câmara dos Deputados deve debater educação domiciliar na primeira infância
Compra de vacina por empresas: líderes acreditam que adiar a análise do projeto no Senado seria o ideal