OMS pretende fazer declaração sobre efeitos da AstraZeneca

[ad_1]

Painel de especialistas foi anunciado por porta-voz da Organização nesta terça

Por: Leonardo Fernandes | 16 março – 10:53

Um painel organizado pela OMS deve acontecer nesta terça-feira (16) para falar sobre a vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford. O comunicado foi dado por Cristian Lindmeier, porta-voz da Organização Mundial da Saúde, quando perguntado a respeito do comitê de aconselhamento de vacinação.

A ação da OMS é uma resposta aos recentes relatos de efeitos colaterais graves ligados à AstraZeneca. Casos isolados de hemorragia, baixa de plaquetas e coágulos sanguíneos (este último, já analisado anteriormente por Oxford) foram relatados por países europeus nos últimos dias. A Agência Europeia de Medicamentos também fará um pronunciamento às 10h, horário de Brasília.

Dose da vacina AstraZeneca. Foto: Divulgação/Agência Brasil

Por enquanto, França, Alemanha e Itália suspenderam a campanha com essa vacina na última segunda (15). Tal decisão foi considerada uma “medida de precaução” até que maiores explicações sejam dadas. Dinamarca, Noruega, Irlanda e Holanda já haviam parado com a vacinação do imunizante.

De acordo com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, A AstraZeneca/Oxford é segura e eficaz. A OMS, mesmo com o possível painel ainda hoje, declarou que a vacinação nos países de campanha paralisada deve prosseguir.

Leia mais notícias:

Fiocruz inicia produção em massa da vacina Oxford/AstraZeneca

Facebook reforça combate a grupos que divulgam notícias falsas sobre vacinação

Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:

[ad_2]

Fonte Notícia