Novo Wi-Fi cria conexão inteligente entre gadgets sem precisar de Internet
Por Redação Publicado 15 de julho de 2015 às 12:42hs

A tecnologia Wi-Fi pode ganhar uma atualização em breve que permitirá que gadgets se conectem sem necessidade de Internet. Chamado de Wi-Fi Aware, o recurso inteligente foi criado pela Wi-Fi Alliance, associação de pesquisas sem fins lucrativos, e promete um serviço personalizado de transmissão de dados entre aparelhos. A novidade é resultado de três anos de pesquisa e promete impulsionar a Internet das Coisas.
Confira o review do roteador TP-Link AC7150

WiFi pode ganha importante update com o Aware (Foto: Reprodução/TechTudo) (Foto: WiFi pode ganha importante update com o Aware (Foto: Reprodução/TechTudo))Wi-Fi pode ganhar importante update com o Aware (Foto: Pond5)

O que é o Wi-Fi Aware?

O Aware é uma tecnologia inteligente que permite que diferentes dispositivos consigam se localizar e se comunicar entre si. Esse processo acontecerá via aplicativos e possibilitará transmissão de arquivos sem que seja preciso usar planos de dados ou uma conexão à Internet. Será mais ou menos como acontece com Bluetooth ou NFC, porém de uma maneira otimizada, já que o usuário terá acesso a informações selecionadas de acordo com o seu perfil. O objetivo é fazer com que pessoas que estejam em uma região próxima possam se localizar e usar isso para dar dicas, descobrir novos serviços, compartilhar arquivos, disputar partidas de jogos multiplayer e muito mais.

Como o Wi-Fi Aware funcionará?
Para funcionar o Wi-Fi Aware vai estudar o seu perfil de usuário. A partir dos sites e páginas que você acessa ele selecionará informações que possam ser interessantes. Por exemplo: se o usuário interagir muito com uma página de uma loja no Facebook, o Wi-Fi emitirá alertas quando estiver perto dela. O usuário poderá definir se deseja ligar o recurso no seu dispositivo nas configurações de privacidade.

Smartphones, tablets e diversos outros produtos eletrônicos podem se beneficiar do novo recurso. Segundo Edgar Figueroa, presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, o objetivo da tecnologia é deixar a experiência do usuário ainda melhor com conexões sem fio, fazendo com que ela seja cada vez mais completa.

Já é realidade?
Os primeiros processadores já certificados com a tecnologia são o Broadcom BCM4358, Intel Dual Band Wireless-AC 7260, Marvell Avastar 88W8897 802.11ac low power Wi-Fi combo chip e Realtek RTL8812AE 2×2 a/b/g/n/ac MiniCard. Segundo os responsáveis, os primeiros aplicativos compatíveis com o recurso serão lançados até o final do ano.

Ou seja, para a experiência toda funcionar é preciso ter um aparelho com o hardware já habilitado para o Wi-Fi Aware, e também que mais aplicativos compatíveis com o recurso sejam disponibilizados. O futuro parece animador, já que a tendência é de que o mercado para isso triplique até 2016, segundo informações da própria Wi-Fi Alliance.

Via TechCrunch e Wi-Fi.org

Fonte: Aline Jesus/TechTudo