Mulheres que constroem a PD: empoderando através dos dados

[ad_1]

No mês de março, em homenagem ao dia das mulheres, vamos compartilhar algumas  histórias delas que nos ajudam a construir o Passei Direto. Atualmente elas compõem 47% do nosso time e, com seu conhecimento, ajudam a empoderar outras pessoas através do saber e a transformar o futuro da educação.

As jornadas dessas mulheres são super especiais e marcadas pelo poder transformador do conhecimento. Vamos iniciar com as histórias da Mariana Macedo e da Bianca Nassif, que  são extremamente inspiradoras, repletas de aprendizados e, claro, merecem a nossa homenagem! Elas fazem parte do nosso time de Dados.

Curvas que levam à transformação

A Mariana, ou Mari, como prefere ser chamada, vive uma jornada recheada de curvas, daquelas bem surpreendentes e cheias de ensinamentos. Atualmente ela é Analista de Dados na PD, mas até chegar aqui teve várias outras experiências que hoje moldam quem ela é. Sua caminhada acadêmica se iniciou no curso de Nutrição, e mesmo não pretendendo seguir por esse caminho, ela não desistiu e conseguiu o diploma! 

Uma das curvas da sua caminhada foi iniciar uma segunda graduação, dessa vez no curso de Engenharia Civil. Nesse novo curso, sua vida fez várias outras curvas. Olha só o tanto de coisa que a Mari viveu nesse período: ela trabalhou como nutricionista em 3 empresas de setores diferentes e ainda criou duas empresas. E você acha que acabou? Não mesmo! Nesse mesmo período a Mari foi morar com o namorado, eles se casaram, tiveram uma filha linda, a Lívia, e a Mari se formou na sua segunda faculdade. 

Depois da graduação, a Mari mudou com a sua família para a capital mineira Belo Horizonte, e passou um período se dedicando exclusivamente à maternidade. O seu desejo era voltar para o mercado de trabalho logo após sua filha completar 6 meses, mas ela não conseguiu vaga dentro da sua área de atuação e quando a Lívia completou 1 ano ela topou mais um desafio: trabalhar como caixa em uma livraria. 

Mas e como a Mari veio parar nessa imensidão que é o mundo dos dados? Ela contou pra gente:

“Meu marido, que já trabalhava em uma empresa de tecnologia, me apresentou a área de dados. Dizia que tinha muito a ver comigo que sou analítica, organizada, detalhista. Eu conheci a área, comecei a conversar com muitas pessoas que trabalhavam com isso, comecei a estudar incansavelmente. A cada soneca da Lívia, enquanto ela mamava, eu estava ouvindo podcasts, lendo artigos, fazendo cursos e conversando com pessoas para absorver o máximo que podia! Foi um caminho de meses de estudo sozinha com minha filha em casa, e consegui meu primeiro emprego nessa nova área! Foi aí que as portas começaram a se abrir.”

Mas não é só ela que sente orgulho da sua jornada. A Bianca, sua líder, contou que a maior qualidade da Mari é a sua vontade de aprender.

A Mari não tem medo de se aventurar em assuntos totalmente desconhecidos por ela e é muito resiliente. Quando perguntamos pra ela “Você sabe Python?’, ela respondeu  ‘Ainda não, mas eu sei aprender’. A curva de aprendizado dela realmente é bem acelerada e ela contribui muito para o time sendo um exemplo em relação à forma de encarar desafios.”

Transformando para empoderar

A Bianca, ou Bia, que é seu apelido, é Gerente de Produto em Dados dentro do PD. Ela é formada em Engenharia de Produção pela UFRJ e desde de muito nova era incentivada pela sua família na busca pelo conhecimento. Dentro de casa ela já via o poder transformador da educação e é extremamente grata por isso. Inclusive, a Bia se sente super inspirada pela sua irmã. Elas cresceram juntas em São Gonçalo, um município humilde no estado do Rio de Janeiro, e hoje sua irmã trabalha na Mckinsey, em Nova York!

“Ela é uma pessoa muito ambiciosa, inteligente e determinada que está constantemente buscando novos desafios.” Afirma Bia, sobre sua maior inspiração.

Facilitar o acesso ao conhecimento é um dos propósitos dela, que sonha que outras pessoas tenham oportunidades de aprender assim como ela teve. Hoje, junto à maior rede de estudos do Brasil, ela impacta a vida de milhares de pessoas através da educação. 

“O papel do nosso Squad é extrair valor dos dados para gerar valor para o negócio e entregar uma melhor experiência para nossos estudantes e produtores. Nós desenvolvemos soluções para que todos da Passei Direto sejam autônomos e proficientes em relação a dados. Através do trabalho do nosso time, empoderamos todos na PD para que consigamos alcançar a nossa visão de ser a melhor e maior rede de estudos do mundo ainda mais rápido, a partir de decisões orientadas a dados.”

Para além de uma profissional sensacional, Bianca é uma mulher de muita garra, focada, organizada, disciplinada, resiliente, entre tantas outras qualidades que a ajudaram a chegar até aqui. 

O Ricardo Guia, seu líder, contou pra gente que, para além de todas essas características que moldam a mulher incrível que a Bianca é, sua melhor qualidade é a inquietude: 

“Ela está sempre em busca de estarmos melhores a cada dia e está sempre em busca de aprender coisas novas. Anota todos os feedbacks recebidos e trata deles um por um.”

Mas nem só de dados vive a Bia! Ela também adora viagens e, por isso, durante 5 anos,  foi colaboradora de um site de viagens em que já publicou mais de 80 artigos. Incrível, não é mesmo?!

A Bianca e a Mariana nos inspiram a buscar o conhecimento, a acreditar nos nossos sonhos e a sermos resilientes. Sabemos que a vida das mulheres são repletas de curvas que muitas vezes são desafiadoras, mas com persistência, determinação e conhecimento conseguimos nos empoderar e empoderar outras mulheres em suas jornadas.

Quer, assim como a Bianca e a Mariana, empoderar as pessoas através da educação na Passei Direto? Confira aqui as nossas vagas 😉



[ad_2]

Fonte Notícia