EUA “ainda não estão a salvo” enquanto pandemia se aproxima dos 500 mil mortos no país Por Reuters

[ad_1]


WASHINGTON (Reuters) – Apesar da recente queda no número de casos de Covid-19, os Estados Unidos se preparam para enfrentar na próxima semana a importante marca de meio milhão de mortes pela doença, quase um ano após a pandemia do novo coronavírus assolar o país com crises sanitária e econômica ao mesmo tempo. 

Embora o número de casos de Covid-19 tenha recuado pela quinta semana consecutiva e autoridades estejam correndo para imunizar a população, a nação se prepara para em breve chegar aos 500 mil mortos pela doença respiratória altamente contagiosa. 

“Não é como nada que tenhamos visto nos últimos 102 anos desde a pandemia de influenza de 1918… É realmente uma situação terrível pela qual passamos – e ainda estamos passando,” disse o doutor Anthony Fauci, conselheiro médico de Covid-19 para a Casa Branca e principal especialista em doenças infecciosas do país, ao programa da CNN “State of the Union” neste domingo.

A Casa Branca disse que fará uma homenagem às vítimas, mas não apresentou um comentário no domingo sobre os planos. O presidente Joe Biden homenageou no mês passado as mortes por Covid-19 na véspera de sua posse com uma cerimônia ao pôr-do-sol na piscina refletora do Memorial Lincoln.

Biden irá usar “sua própria voz e plataforma para tomar um momento para lembrar as pessoas cujas vidas foram perdidas, as famílias que ainda estão sofrendo… no que ainda é um momento difícil neste país”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a jornalistas na sexta-feira. 

Mais de 28 milhões de casos de Covid-19 atingiram os Estados Unidos e 497.862 pessoas morreram pela doença, mesmo com a média diária de mortes e hospitalizações caindo para os níveis mais baixos desde os feriados de Ação de Graças e Natal.

O vírus tirou um ano inteiro da expectativa de vida média nos Estados Unidos, a maior queda desde a Segunda Guerra Mundial. 

Embora a queda “seja ótima… ainda estamos em um nível muito alto”, disse Fauci em entrevista separada no programa “Meet the Press” da rede NBC News. “Queremos colocar a linha realmente lá embaixo antes de começarmos a pensar que estamos a salvo”. 

Fauci disse à CNN que os americanos ainda poderão precisar de máscaras em 2022 mesmo com outras medidas para conter a propagação do vírus fiquem mais afrouxadas e enquanto as vacinas são distribuídas, e elas poderão precisar de uma dose extra dependendo de como as variantes do vírus aparecerem.

Menos de 15% da população norte-americana recebeu pelo menos uma dose da vacina, com quase 43 milhões tendo recebido pelo menos uma dose e 18 milhões recebendo a segunda, mostram as estatísticas dos EUA.

(Por Linda So, Michael Martina, Nandida Bose; reportagem adicional de Will Dunham)

Declaração de Riscos: Fusion Media would like to remind you that the data contained in this website is not necessarily real-time nor accurate. All CFDs (stocks, indexes, futures) and Forex prices are not provided by exchanges but rather by market makers, and so prices may not be accurate and may differ from the actual market price, meaning prices are indicative and not appropriate for trading purposes. Therefore Fusion Media doesn`t bear any responsibility for any trading losses you might incur as a result of using this data.

Fusion Media or anyone involved with Fusion Media will not accept any liability for loss or damage as a result of reliance on the information including data, quotes, charts and buy/sell signals contained within this website. Please be fully informed regarding the risks and costs associated with trading the financial markets, it is one of the riskiest investment forms possible.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function()
{n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘751110881643258’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);


[ad_2]

Fonte Notícia