Como conciliar trabalho e estudo? Descubra agora! –

[ad_1]

Quero começar te lembrando de uma coisa importante: entender como conciliar trabalho e estudo é uma tarefa complicada, mas não impossível.

Eu sei que foi difícil arranjar espaço até para ler este conteúdo, mas eu prometo: vai ser muito útil e esse tempo que você investiu lendo será recompensado com as dicas que vêm aí.

Antes de colocar qualquer coisa em prática, é preciso tentar enxergar tudo com calma.

Afinal, mesmo que eu escreva um manual de como conciliar trabalho e estudo, se você não estiver com as emoções razoavelmente equilibradas, certamente não será eficaz.

Com as emoções organizadas, é hora de organizar a sua rotina. Portanto, esse é o primeiro (e talvez mais importante) ponto que sustentará todos os outros: organização.

Organização, a base de tudo

Você pode organizar seu tempo de várias formas: diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Para descobrir qual combina mais com seu estilo de vida, teste cada um e veja qual foi mais fácil e útil para sua rotina.

Diariamente – faça o planejamento diário sempre no dia anterior ou no próprio dia bem cedinho.

Por exemplo: ao planejar uma segunda-feira, comece no domingo ou na própria segunda-feira assim que acordar;

Semanalmente (esse é o meu preferido) – faça um compilado de todas suas tarefas importantes de trabalho e estudo da próxima semana.

Em seguida, distribua nos dias de forma harmoniosa – sem que nenhum dia fique mais sobrecarregado que outro;

Mensalmente – se for possível ter uma visão macro de todas as tarefas do mês, coloque no papel (ou como preferir) e vá fazendo ajustes (se preciso).

Dessa forma, ficará ainda mais fácil administrar a rotina e conciliar trabalho e estudo.

Escolha o seu planejamento ideal e comece a se organizar o quanto antes. Para te ajudar, criamos um Planner grátis em parceria com a Hábitos que Mudam. É só clicar aqui, baixar e chamar de seu 🙂

Tecnologia, o braço direito da produtividade

Além das ferramentas que ajudam a conciliar trabalho e estudo no dia a dia, há também aplicativos com conteúdos para estudar em qualquer lugar e a qualquer momento (inclusive offline).

Um exemplo é o Passei Direto, maior rede de estudos do Brasil, que tem milhões de materiais compartilhados de todos os níveis de ensino.

Lá, há milhares de resumos – uma mão na roda dos estudantes que precisam otimizar o tempo de estudo, né?

64% dos estudantes do Passei Direto dizem que melhoraram seu desempenho depois que começaram a usar a rede.

Uma coisa é certa: sabendo usar dos benefícios que a tecnologia oferece, dá para ir longe (sem sair do lugar).

Porém, é necessário manter o foco e buscar recursos que realmente te façam evoluir em seus objetivos.

Digo isso porque é também a tecnologia a principal armadilha da procrastinação, né?

Portanto, cuidado com as distrações.

O tempo é precioso, cuide bem dele

Assim que você começa a criar o hábito de organizar sua rotina, administrar seu tempo de forma saudável fica bem mais fácil e intuitivo.

O segredo é saber priorizar as demandas mais importantes do momento e ir intercalando com outras tarefas que também precisam de atenção ou que surgem inesperadamente (reuniões de trabalho e atividades relâmpago da faculdade, por exemplo).

Se a sua “intuição” ainda não estiver aguçada pra isso, você pode optar pelo método Matriz de Eisenhower que ajuda a enxergar e definir suas prioridades naquele período.

Talvez ainda seja um pouco confuso responder a essas perguntas, afinal, temos a tendência de achar que tudo deve ser priorizado.

Mas quando você começar a aplicar essas técnicas, vai saber determinar melhor o status de cada tarefa. Faça o teste!

Esse tema é como um divisor de águas na vida de quem precisa conciliar trabalho e estudo. Por isso, se quiser se aprofundar nela, veja mais dicas de como administrar seu tempo.

É impossível ser feliz sozinho: inclusive no trabalho e no estudo

Tom Jobim nunca errou, né? É impossível ser feliz sozinho em qualquer circunstância.

Portanto, mantenha-se sempre em contato com as pessoas do seu trabalho, do seu colégio, faculdade ou cursinho.

Além de aprender e se inspirar com as experiências de seus colegas em como conciliar trabalho e estudo, você ainda criará uma rede de apoio importantíssima.

Quem nunca precisou da anotação de uma aula que não pôde ir? Quem nunca precisou ser substituído no trabalho no dia que ficou doente?

E quando falo sobre esses relacionamentos, me refiro a gestores e professores, principalmente.

Foi-se o tempo em que líder fazia papel de chefe. Hoje, já é possível manter uma relação aberta, leve e lado a lado com quem “está acima de nós”.

Converse com seu gestor em épocas de provas ou com seu professor em épocas de projetos especiais no trabalho.

Essa é uma forma de reforçar a confiança de ambas as partes e de tornar menos estressante os momentos mais desafiadores.

Você é sua maior prioridade

Falamos muito sobre prioridade aqui, né? Embora essa seja a última parte, não é (nem um pouco) menos relevante que as anteriores, pelo contrário.

Como eu disse lá no comecinho: eu sei que tá difícil arranjar espaço para qualquer coisa, mas é fundamental que você considere um tempo só para você.

E isso quer dizer se desconectar de tudo: trabalho, estudos, redes sociais…

Pode ser 15, 20, ou 30 minutos por dia, organize-se e coloque este tempo de descanso como objetivo. Ninguém consegue ser produtivo 100% do tempo.

Lembre-se: somos seres humanos, nossa mente e nosso corpo precisam de pausas para conseguirem processar as informações.

É certeiro: quando separamos um tempo na nossa rotina para cuidarmos de nós mesmos, nosso desempenho dá um salto.

Seja ao fazer um alongamento ou até mesmo tomando um banho, tirar um tempinho pra si é benéfico em vários aspectos, não só para os estudos. Pode apostar!

Espero, de coração, que essas dicas te ajudem a conciliar trabalho e estudo, e de quebra, trazer mais equilíbrio para sua vida pessoal.

Esse texto foi útil pra você? Compartilhe e ajude outras pessoas também 🧡



[ad_2]

Fonte Notícia