As 10 melhores músicas de animes de todos os tempos


Os animes não se diferenciam das animações feitas em outros países só pelo seu estilo de desenho ou pelo teor das suas histórias. Além disso tudo, as aberturas e os encerramentos fazem parte da experiência como um todo e são um charme à parte dessas produções. Não por acaso, muitas delas se tornaram clássicas e são lembradas mesmo depois de anos pelos fãs.

Para isso, é claro, existe uma combinação de fatores que nem sempre é fácil reproduzir. São músicas que capturam o clima do anime, uma montagem de cenas que já prepara o espectador para a ação que vem a seguir e aquela edição que faz tudo se encaixar perfeitamente no gosto do pessoal.

As chamadas animesongs são tão populares dentro e fora do Japão que muita gente sabe de cor algumas dessas letras — embora nem todo mundo consiga dizer exatamente o que elas significam. Duvida? É só olhar os shows em eventos de anime e ver como o pessoal se empolga para cantar junto qualquer uma dessas aberturas.

Confesse: a música já está tocando na sua cabeça (Imagem: Divulgação/Toei Animation)

Por outro lado, temos também algumas tentativas de traduzir e adaptar essas canções para o nosso idioma. E por mais que algumas realmente não funcionem, outras conseguem ser tão boas quanto as originais e passam a habitar o coração dos fãs. É só você começar a cantarolar a abertura de Dragon Ball Z ou Cavaleiros do Zodíaco por aí que certamente alguém vai começar a cantar junto.

Por isso, o Canaltech decidiu listar algumas das melhores músicas de abertura de animes. Só que, como são muitas, decidimos fazer algumas delimitações. Primeiro, dividimos nosso ranking em dois, sendo metade com versões brasileiras e a outra dedicada a músicas em japonês. Além disso, não vamos repetir nenhum anime para aumentar a variedade.

Ainda assim, sabemos que muita coisa vai ficar de fora. Por isso, contamos com a sua ajuda para lembrar nos comentários de outras animesongs memoráveis que todo mundo precisa ouvir!

10. Pegasus Fantasy – Os Cavaleiros do Zodíaco

Não há como abrir a nossa lista sem citar o que muitos veem como o hino dos animes no Brasil: Pegasus Fantasy. A primeira abertura de Cavaleiros do Zodíaco é uma daquelas músicas em que bastam os primeiros acordes para você ficar arrepiado e já sentir seu Cosmos queimar. E a música é tão boa que ela é memorável tanto no original em japonês quanto na versão brasileira.

O curioso é que, para os fãs tupiniquins, a tradução levou uma década para chegar. Quando o anime foi exibido pela primeira vez por aqui, a abertura foi alterada e era cantada por crianças, não lembrando em nada a original. Foi somente quando o desenho foi redublado, no início dos anos 2000, que o cantor Edu Falaschi emprestou sua voz para eternizar Pegasus Fantasy em português — e a espera valeu a pena.

9. Butterfly – Digimon

Falando em anime que teve sua abertura alterada, o pobre Digimon foi vítima de um dos maiores crimes cometidos contra animesongs neste país. Quando a primeira temporada do desenho chegou por aqui, na finada TV Globinho, sua música-tema virou uma espécie de techno-rap-infantil cantado pela Angélica que não rimava e muito menos fazia sentido. Tanto que, mesmo para as crianças da época, aquela história de “Digimon, digitais, Digimon são campeões” já era muito ruim.

E o que muita gente não sabe é que a abertura original de Digimon Adventures é muito boa! Butterfly até chega a tocar rapidamente em alguns episódios, mas é inegável o quanto ela foi prejudicada pela versão nacional. A música é cantada por Koji Wada, que também canta outras aberturas da série.

8. Cha-la Head Cha-la – Dragon Ball Z

Essa é outra música que deixa qualquer fã animado já no primeiro segundo. E a briga aqui é dura, porque Dragon Ball Z é uma série em que todas as aberturas são muito boas e em todos os idiomas possíveis. Só que, de todas elas, Cha-la Head Cha-la é aquela que bate no fundo na memória e no coração dos fãs.

Por mais que a segunda abertura também seja muito lembrada, é realmente difícil competir com esse refrão que, independente do idioma, você vai sair gritando “Cha-la Head Cha-la” sem se importar muito com o que isso significa. É inevitável — e, por isso mesmo, altamente recomendado cantar em um videokê depois da pandemia.

E caso interesse, o nome da música é inspirado em uma expressão japonesa usada por crianças para dizer que está tudo bem (“hecchara”), em um sinal de otimismo, o que tem tudo a ver com o herói Goku.

7. Blurry Eyes – DNA²

Se você nunca ouviu falar de DNA², não tem problema. É um anime que passou no Brasil somente no canal Animax e nunca foi um sucesso por aqui, embora seja sempre lembrado entre os fãs do gênero. E apesar de sua história até certo ponto bobinha — o protagonista tem alergia a mulheres, mas algo faz com que ele se torne o “mega playboy” no futuro —, sua segunda abertura é um dos ícones das animesongs até hoje.

Parte disso está no fato de ela ser interpretada pela lendária L’arc-en-Ciel, uma das principais bandas de rock do Japão. O grupo gravou também as aberturas de animes como FullMetal Alchemist, Great Teacher Onizuka e Samurai X, mas foi com DNA² que ela marcou época. Pode ouvir que vale a pena.

6. Shining Soul – Shurato

Shurato é um anime bastante injustiçado. Exibido na TV Manchete na onda da febre de Cavaleiros do Zodíaco, ele ganhou a fama de ser apenas uma cópia — o que não deixa de ser verdade — e nunca teve a merecida atenção. E nisso se enquadra também a bela abertura.

Embora o encerramento seja ainda melhor, a música Shining Soul continua muito boa. A adaptação é bem fiel ao original e com uma baladinha gostosa de se ouvir que resume muito bem o que é o anime.

5. Ranbu no Melody – Bleach

Se você tiver que escolher um único anime para fazer uma playlist, Bleach é sem dúvida a escolha ideal para isso. A saga do Shinigami de cabelo laranja pode não ser uma unanimidade entre os fãs, mas todas as suas aberturas são um primor — e, dentre elas, Ranbu no Medoly se tornou uma das mais marcantes.

A 13ª abertura do anime marca bem o encerramento do arco Arrancar, o ponto alto de toda a história. Assim, a canção conseguiu capturar bem o clímax da trama e sintetizar numa música que merece estar no seu fone de ouvido.

4. A Lenda da Luz da Lua – Sailor Moon

Sailor Moon é um dos maiores clássicos dos animes, muito embora nunca tenha tido o devido espaço no Brasil. Ainda assim, as poucas vezes que o desenho passou por aqui, conquistou sua legião de fãs e eternizou a canção A Lenda da Luz da Lua, que se transformou em uma leve baladinha sobre a heroína Serena. O único ponto negativo é que é realmente difícil tirá-la da cabeça depois.

3. Gurenge – Demon Slayer

Nem só de velharia vive esta lista. A abertura de Demon Slayer (também chamado pelos fãs de Kimetsu no Yaiba) não só é uma ótima música como também traduz bem o sucesso que o anime vem fazendo em todo o mundo. Só no Spotify, a música que ficou famosa na voz da cantora LiSA tem nada menos do que 200 milhões de reproduções — isso sem falar das infinitas reinterpretações espalhadas pela plataforma. E ela é realmente empolgante, então merece estar nessa lista como um clássico moderno.

2. Sorriso Contagiante – Yu Yu Hakusho

Naquela época em que todos os animes tinham aberturas com músicas bem questionáveis, Yu Yu Hakusho inovou ao se manter fiel à obra original. E o resultado foi uma música que merece ser ouvida até hoje, mesmo com uma pegada que exala anos 1990 por todos os lados.

Aliás, Sorriso Contagiante é tão boa que ganhou uma nova edição recentemente. O cantor Luigi Carneiro, que interpretou a versão da TV Manchete, encabeçou o projeto Yu Yu Hakusho Tributo Brasil e regravou todas as músicas do anime. Vale muito a pena conferir todas elas.

1. Haruka Kanata – Naruto

Somando as duas fases do anime, Naruto tem nada menos do que 29 aberturas e a maioria delas é tão boa que muita gente passou a acompanhar as bandas para além da música que tocava no início de cada episódio — mas o primeiro tema do anime não está entre elas. Foi só quando o desenho trouxe Haruka Kanata e tudo mudou.

Cantada pela banda Asian Kung-Fu Generation, a música é um hard rock perfeito para adolescentes que empolga e se encaixa perfeitamente no clima do anime. Curiosamente, os fãs da banda não gostam tanto dela por causa desse histórico com Naruto e por ter uma pegada bem diferente do som mais recente do grupo. Só que basta tocar Haruka Kanata em um show que não tem um otaku que fique parado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

[ad_2]

Fonte Notícia