Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/r1news/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the web-stories domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/r1news/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rocket domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/r1news/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/r1news/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/r1news/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Após saída da LG, Samsung e Motorola devem "ditar preço" de celulares no Brasil | Celular - R1 NEWS

Após saída da LG, Samsung e Motorola devem “ditar preço” de celulares no Brasil | Celular

[ad_1]


A LG está longe do top 5 no mercado global de celulares, mas ocupa há anos o terceiro lugar em vendas no Brasil. O que acontece quando uma fabricante que responde por 12% do market share simplesmente some? As outras empresas brigam por esse espaço – e isso pode levar a um domínio ainda maior da Samsung e Motorola no país.

LG K52 e K62+ (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

LG K52 e K62+ (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Especialistas ouvidos em sigilo pelo Mobile Time acreditam que, com a LG desistindo de celulares, deve se formar um duopólio entre Samsung e Motorola no Brasil. Elas ocupam a primeira e segunda posição em vendas e poderão “ditar o preço dos dispositivos aos varejistas”.

Segundo o analista Renato Meireles, da IDC Brasil, isso deve afetar principalmente os celulares intermediários, que custam entre R$ 1,1 mil e R$ 2 mil. Esse segmento representou 42% das vendas em 2020, e era nele em que as três principais fabricantes tinham uma concorrência maior.

No total, foram vendidos 46,18 milhões de smartphones em 2020, queda de 8% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, o preço médio do celular subiu 24%. O dólar é parcialmente culpado, mas isso também é um reflexo da demanda dos consumidores por recursos melhores.

“O consumidor já está em seu terceiro, quarto ou quinto smartphone”, explica Meireles ao Mobile Time. “É um mercado de substituição e ele vai buscar uma faixa de preço premium ou super premium. E a tendência é manter essa constante de crescimento.”

LG Velvet (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

LG Velvet (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Com menos opções de celular disponíveis no Brasil, o mercado cinza pode crescer este ano – são consumidores que importam aparelhos sem pagar imposto. Esse segmento explodiu em 2019, com alta de 344% de acordo com a IDC. No ano passado, a consultoria registrou aumento de 0,5%; este ano, ela prevê uma taxa de 4,5%.

LG desiste de celulares

A saída da LG deixou várias questões em aberto. Por isso, o Procon-SP notificou a empresa para que preste explicações sobre o impacto ao consumidor. Os funcionários da fábrica em Taubaté (SP) seguem em greve enquanto não recebem esclarecimentos.

A LG acumula mais de US$ 4 bilhões em prejuízo na divisão móvel. Felipe Mendes, gerente geral da GfK na América Latina, afirma ao Mobile Time que “o mercado de smartphones é caro de se participar, uma vez que é necessário investir muito em inovação, parcerias, marketing e distribuição”.

[ad_2]

Fonte Notícia