[ad_1]
Autoridades da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão receosos com o cronograma de testes da Butanvac.
Butanvac: Instituto Butantan desenvolve nova vacina para Covid
A vacina contra Covid-19 foi anunciada em parceria do Instituto Butantan e o governo de São Paulo nesta sexta-feira (26).
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que tem previsão de terminar o estudo clínico até o meio deste ano.
Um dos motivos do receio dos pesquisadores é o histórico de promessas do governador João Doria (PSDB), que afirmou que todos os paulistas seriam vacinados contra o coronavírus até fevereiro de 2021.
Técnicos da Anvisa afirmaram que ainda é preciso analisar os documentos do instituto e o processo não é tão simples como anunciou o governo de São Paulo.
Anvisa recebe pedido de testes da ButanVac em humanos
Agora, a Anvisa vai analisar os dados das pesquisas clínicas com animais da vacina paulista, a partir daí, podendo avaliar a proposta do estudo, o número de participantes e os dados de segurança até o momento.
Cronograma da Butanvac
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, se a agência autorizar, os testes de fase 1 e 2 simultâneas podem começar em abril.
A fase 1 é realizada com poucos voluntários, cerca de 100 pessoas, analisando os tipos de reações do imunizante no corpo humano. Os testes da fase 2, são realizados com 360 pessoas.
Se o imunizante se demonstrar seguro, irá para analise de eficácia, fase 3, realizando testes em milhares de participantes, para avaliar sua eficácia.
Vacina 100% brasileira
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes anuncia vacina apoiada pelo Governo, horas depois de Doria anunciar a Butanvac.
O ministro Marcos Pontes negou que o anúncio da vacina federal tivesse relação com o evento do Governador de SP, João Doria, visto como opositor de Bolsonaro nas decisões políticas. No evento, Doria apresentou a vacina que seria a primeira 100% brasileira.
“Não tem a ver um fato com o outro. Temos trabalhado nisso, e anunciado o trabalho das vacinas nacionais há bastante tempo. Então eu estava com a expectativa de poder anunciar o mais rápido possível”, disse Pontes.
A ButanVac é nacional?
A Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai, nos Estados Unidos, afirmou que a ButanVac, anunciada pelo Instituto Butantan como a primeira vacina brasileira, foi desenvolvida por eles.
A informação foi dada por Peter Palese, pelo diretor e professor do departamento de microbiologia do instituto.
O diretor do Butantan, Dimas Covas, afirmou que “o Butantan está fazendo o desenvolvimento integral da vacina a partir de parcerias que temos e com um consórcio internacional”.
Segundo Dimas, o Mount Sinaié um dos fornecedores do vetor da vacina. Além disso, ele disse que há “inúmeras parcerias”, mas que elas só poderão ser divulgadas quando os acordos forem assinados.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Projeto apoiado por Michelle Bolsonaro é sancionado sem análise do Ministério da Economia
Manifestação no Planalto culpa Bolsonaro pelas mortes da covid-19
Confira os últimos acontecimentos no Estado de São Paulo:
[ad_2]
Fonte Notícia