Polícia Militar divulga balanço da Operação Carnaval no MS
Por Redação Publicado 1 de março de 2017 às 19:04hs

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul intensificou o policiamento durante as festividades de carnaval com operação que teve início no dia 24 de fevereiro e resultou em diminuição significativa nos índices de criminalidade em relação a 2016. Para oi comando da instituição, “a ação promoveu o apoio necessário para garantia de uma folia segura à toda população”.

Mais de quatro mil pessoas foram abordadas em Campo Grande e perto de dois mil veículos vistoriados, resultando em 25 prisões de evadidos da justiça, 156 pessoas conduzidas à Delegacias e 14 veículos furtados/roubados foram recuperados. “O policiamento preventivo inibe o cometimento de crimes e foi o que a Polícia Militar fez com essa operação no carnaval”, ressaltou o Comandante Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Em relação ao trânsito da capital, foram realizadas diversas blitzes preventivas que resultaram em 11 flagrantes de embriaguez, 90 veículos removidos por irregularidades administrativas diversas e 284 notificações de trânsito. Essas blitzes aconteceram próximas aos eventos carnavalescos com o objetivo de inibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos foliões e assim, evitar acidentes.

Todas as unidades da Polícia Militar foram empenhadas na operação, totalizando 1.900 policiais trabalhando no Carnaval, sendo 1.100 em Campo Grande e 800 nas cidades do interior do Estado, o que proporcionou uma diminuição dos índices e relação ao ano passado.

Em todo o Estado em relação a 2016, houve uma diminuição de 35,4% de furtos e 51,3% de roubos em relação ao ano passado. Além disso, não houve registro de roubos seguidos de morte, o que significa uma diminuição de 100% em relação a 2016. Os casos de violência doméstica também tiveram uma diminuição de 44% , comparando o mesmo período do ano passado.