OAB/MS oficializa parceria com AGEPEN e Máxima para campanhas de ressocialização
Por Redação Publicado 26 de fevereiro de 2018 às 10:12hs

Foi lançada oficialmente na tarde do dia 22 a parceria entre a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e estabelecimento penal Jair Ferreira de Carvalho (Máxima) em prol das campanhas ‘Remissão pela leitura’ e ‘Arte com pneus’.
A campanha Remissão pela leitura busca arrecadar livros para serem disponibilizados nas bibliotecas das unidades prisionais, reforçando o acervo já existente, que é de cerca de 30 mil obras.
Além disso, a proposta é que sejam arrecadados também pneus e insumos necessários para a continuidade dos trabalhos do projeto “Arte com Pneus”, que transforma a matéria-prima que dá nome à iniciativa em brinquedos para parques de diversão em Centros de Educação Infantil (Ceinfs).

O lançamento dos trabalhos contou com a participação do diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, do Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS, Christopher Scapinelli, da diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, e do diretor da Máxima, Paulo Godoy, além da Presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB/MS, Claudia Paniago e o membro da CSP, Alfio Leão, que é representante da OAB junto ao Conselho Penitenciário.

O Presidente da OAB/MS, Mansour Karmouche reiterou o apoio da OAB/MS, e destacou a importância das iniciativas “Projetos como estes são de suma importância para resgatar e garantir a dignidade dos que estão pagando sua dívida com a sociedade em custódia. A tranquilidade no sistema prisional repercute de forma positiva na sociedade e temos que oferecer ferramentas aos custodiados que queiram uma perspectiva de ressocialização” comentou Mansour.

Para o diretor-presidente da Agepen, o conhecimento proporcionado pela leitura é uma ferramenta capaz de transformar comportamentos e visão de mundo de uma pessoa. “É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de ser um importante instrumento de ressocialização”, destacou o dirigente.

Com relação ao “Arte com Pneus”, desenvolvido na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande, através do qual os detentos fabricam os brinquedos a partir de pneus descartados, a intenção é que sejam arrecadados junto a empresas e à população de uma forma geral, todos os materiais utilizados na fabricação dos parques, que envolvem, além da matéria-prima base, tintas, correntes, entre outros.

A campanha de arrecadação também conta com o apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Campo Grande (SDHU) e Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (SEGOV).

Quem quiser ajudar poderá fazê-lo com a doação de pneus, tintas e insumos, além dos livros, na sede da OAB/MS, sala da OAB/MS no Fórum de Campo Grande e na Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). As doações serão recebidas até o dia 31 de março.